quinta-feira, 17 de março de 2011

(?)

Não sei que nome dar a esse prato! me lembra lasanha..mas uma lasanha de arroz?!?!?!?!? bizarro de mais..vai ficar sem nome por enquanto..haha!

As algas marinhas são isentas de gorduras, contém baixos níveis de calorias e são ricas em carboidratos, proteínas, vitaminas e especialmente minerais essenciais.Comparadas com os laticínios elas provém 10 vezes mais cálcio e ferro e contém outros importantes sais minerais. Junto com alguns alimentos derivados da soja como o tempeh e o misso, as algas são uma das poucas fontes vegetarianas de vitamina B12. A alga Nori contém duas vezes mais proteína do que algumas carnes. As algas são os alimentos perfeitos para aqueles que querem controlar o peso. Seus carboidratos passam através do sistema digestivo como fibras complexas limpando os intestinos sem adicionar calorias à dieta.
Quando eu era pequena, odiava as algas. Minha mãe fazia tipo uns rolinhos, imitando panquecas, dentro ela colocava um arroz cheio de legumes e cobria  com molho de tomate e muuuito queijo. Era uma delícia, e agente comia alga sem saber!
A minha idéia era fazer a receita da mami, mas fui tendo outras idéias enquanto preparava as coisas e acabei fazendo uma invenção minha mesmo.
Bom, peguei uma sobra do arroz de ontem (nada de desperdício).
Cortei:
  •  pimentão vermelho,
  •  cenoura,
  •  tomate 
  • coentro
Tudo bem picadinho. Dei uma salteada na frigideira e misturei tudo com o arroz frio mesmo. Faz ficar mais grudentinho, coloquei uma sobrinha que eu tinha de cream cheese..tipo uma colherinha. O ideal seria fazer com um arroz especial para sushi.
Fiz uma pastinha de tofú maravilhosa, receita do queridíssimo mestre cuca Hitendra.
  • tofú
  • azeite de oliva
  • missô
  • assafoetida
  • pimenta do reino
Amassei o tofú com um garfo, e misturei os outros ingredientes. É legal colocar os temperinhos aos poucos e ir provando, até ficar do gosto de cada um. Nada de sal na pastinha, pois o missô é méga salgado.
Torrar um pouquinho de gergelin sem casca. Se tiver o preto, fica mais bonito. Eu só tinha o branco.
Para a montagem do prato:
Cortar as folhas de Nori em quatro partes. Monte na seguinte ordem: um quadradinho de alga, arroz, gergelin, tofú. Mais uma alga, arroz, gergelin, tofú. Ultima alga, tofú e gergelin.
Dá pra comer frio ou quente. Como não sou boba nem nada, comi das duas formas. As duas deliciosas. Comer frio é mais prático e serve como uma entradinha.
Acompanhei com uma manga na chapa com temperinhos indianos. Fico devendo, porque a foto ficou horrivel..

4 comentários:

  1. \o/
    Parece bem gostoso hein?
    A receitinha desse tal de Hitendra ai ficou no chinelo depois da sua lazanha de arroz e tofu.
    Próxima sobra de arroz em casa vai virar lazanha!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Não é lazanhaa!! haha
    E a receitinha não ficou no chinelo nada!
    foi essencial!!
    beijo, HUGO! (ou seria..Hitendra..)

    ResponderExcluir
  3. Grande Iaso...gostamos da inveção... vamos fazer aqui em casa. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindoooo!
    Eu nao tenho uma experiência positiva com alga... mas assim dá até vontade de comer!

    Parabéns amiga!

    Continue assim....

    beijãooooo
    ja to com saudade!

    ResponderExcluir