segunda-feira, 11 de abril de 2011

"TABULE" DE QUINUA

Bom..como um querido amigo me disse, se um árabe ver esse post, vai querer me processar e dizer que isso não tem nada a ver com tabule. Como não gosto de mesmice, achei que valeria muito à pena colocar essa versão de "tabule" com a quinua, que é um cereal incrível e muito melhor que o trigo pra kibe. Esse é o MEU tabule. E é bem bom! haha

A quinua real foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo — comparando-se apenas ao leite materno.
A quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.
O consumo regular de quinua real ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.
Ótima para os atletas. O cereal, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.

Minha prima Alejandra, me levou num restauraunte vegetariano orgânico maravilhoso, que acabara de inaugurar em Santiago - Chile. O restaura se chama El Árbol.
Pedi um tal de Tabule de Quinua...simplesmente, comi ajoelhada de tão bom! Me chamou a atenção que o tabule tinha abacate, elém do tomate, pimentão, cenoura, etc..O que não deveria me surpreender muito, já sabendo que os chilenos colocam abacate em TUDO! Até o MacDonald's vende cachorro quente com abacate. Bom, o tabule era de mais e como não sou boba, pedi a receita:
  • 1xic de quinua branca em grão
  • 2 xic de água
  • um tomate picado sem pele e sem sementes
  • pimentão amarelo, vermelho e verde picados
  • cenoura picadinha
  • abacte firme picado
  • hortelã e coentro picado
  • suco de 1 limão
  • azeite de oliva
  • pimenta vermelha fresca picada (opcional)
  • sal
Fiz a quinua da mesma forma que o arroz tradicional: 1 xic de quinua pra 2 xic de água, uma pitada de sal. Não precisa de óleo. Esperar secar a água e deixar esfriar.
Reservei o pimentão, cenoura e tomate picados em um recipiente e coloquei um pouco de água fervente. Só pra dar um sustinho. Escorri e logo acrescentei o abacate, as ervas, a pimenta, o suco do limão, azeite de olivae o sal. Misturei tudo em um bowl, e juntei a quinua já fria. Misture com cuidado. Tá pronto!
Uma ótima saladinha pra servir de entrada.

Um comentário:

  1. Isso aí, com uma devida e merecida apresentação da quinua, uma foto maravilhosa e uma receita divina!
    Bom apetite!
    Vou fazer tb!! :P

    ResponderExcluir