sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RISOTO COM ESPECIARIAS E FRUTAS



  Achei essa receita em um livro só de risotos e adaptei ao meu gosto. Fica no mínimo, exótica!


  • 1 xic de arroz arbóreo
  • 1 banana firme quase verde, cortada em rodelas
  • 1 maça sem casca, cortada em lascas
  • 1 col de café de curry
  • 1/2 col de café de asafétida
  • 1 col de café de gengibre fresco ralado
  • azeite extravirgem
  • sal
Bom, eu sempre fui de fazer o ¨risoto¨ de preguiçosa: fazia um arroz comum e depois colocava o molho, etc. Eis que nesse natal, inventei de seguir a tradição (coisa que não gosto), e fazer o risoto como se deve. Comprei um arroz especial e fiquei na frente da panela acrescentando a tal da água aos poucos, mexendo sem parar,bla bla bla. Como sobrou desse arroz arbóreo, tenho que continuar usando!

 Doure o gengibre no azeite, coloque a asafétida, o curry e logo o arroz. Após dourar um pouquinho o arroz, acrescente uma concha de água quente ou caldo de legumes (de verdade, não sazon), espere secar, mexendo sempre. Continue com esse ritual até que o bendito arroz cozinhe! sempre colocando uma concha de água ou caldo, e misturando. Lá pelo final do processo, quando o arroz estiver uns 70% cozido, junto com a concha de água, acrescente as frutas picadas e o sal. Quando o arroz estiver no ponto, sem virar papa, desligue o fogo, se desejar coloque uma colher de manteiga e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário