segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

TAPIOCA DE BANANA E QUEIJO MINAS


      Eu sempre gostei de comer tapioca purinha com manteiga, acompanhada de um bom café preto. Mas seria sem graça de mais postar receita de tapioca com manteiga! 
Lembro de uma vez que eu estava na Praia do Forte, na Bahia, na fila de uma fabrica de farinha onde as tapiocas saíam mais do que fresquinhas! a farinha era feita ali mesmo e ia direto pra uma chapa tipo de um fogão a lenha gigante.
A fila era enorme e a lista de opções de sabores maior ainda! minhas amigas e eu na duvida mortal de qual sabor escolher, observamos que 99% das pessoas pediam o mesmo: banana, queijo e leite condensado. De cara, achamos meio estranha a mistura, mas encaramos. Foi a melhor tapioca que já comi na vida! 
Aproveitando o queijo minas maravilhoso que trouxe de Minas Gerais, resolvi misturar com uma bananinha orgânica. Dessa vez fiz sem o leite condensado.

  • polvilho doce
  • polvilho azedo
  • coco ralado fino adoçado
  • banana
  • queijo minas
A escolha do polvilho é uma dúvida que sempre tive. Muitas pessoas fazem com o doce, mas muita gente faz com o azedo também. Então resolvi testar meio a meio e gostei.
Misture os dois polvilhos na mesma quantidade junto com o coco ralado em uma tigela. Vá umedecendo aos poucos com água e misturando com as mãos até que fique num ponto esfarelado. Acrescente mais ou menos duas colheres de sopa da mistura em uma peneira e vá raspando com o dedão, e formando um disco fino na frigideira antiaderente. Com uma colher, termine de dar formato ao disco, cuidadosamente. Ligue o fogo e quando começar a sair umas ¨fumacinhas¨  pelos lados, vire o disco com uma espátula. Coloque o recheio, dobre e vire dos dois lados para aquecer o recheio. Tá pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário