terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PROTEÍNA DE SOJA E BETERRABA ASSADA COM ALECRIM

Não tirei fotos separadas, então vai o meu almoço de brinde! coloquei a beterraba por cima de um purê de batatas. Legumes gratinados e a proteína.

A PROTEÍNA:
  • proteína de soja texturizada graúda
  • extrato de tomate orgânico
  • shoyu
  • orégano
  • azeite de oliva
Desde que me entendo por gente ouço pessoas falarem que odeiam a proteína de soja graúda, que é aguada, que não tem gosto, que é borrachuda ou que parece ração.
Só que a proteína da minha mãe sempre foi sucesso!

ENTÃO LÁ VAI:
Coloque a proteína em água fervendo, até inflar. Desligue o fogo. Coloque em um escorredor, jogue um pouco de água fria para não se queimar na hora de espremê-las. Tire todo o excesso de água apertando bem punhados de proteína com as mãos. Faça isso com todas e reserve. Ela vai ficar bem sequinha.
Coloque um pouco de azeite na frigideira (só pra dourar). Acrescente a proteína cuidando para que não fiquem umas sobre as outras na frigideira. Faça uma única camada, assim elas ficarão douradas e sequinhas. Para acelerar o processo, pode-se dar uma pressionada com uma espátula para que dourem mais rápido.
Com a ajuda de dois garfos, vire uma a uma, para dourar o outro lado. Pressione novamente com a espátula. Baixe o fogo e regue com o shoyu. Pode ser bastante, já que a receita não leva sal. Acrescente um colher de sopa de extrato de tomate e misture normalmente agora que já estão douradas. Por ultimo, orégao a gosto.

A BETERRABA:
Comi beterraba assada pela primeira vez na minha vida em um curso de Yoga que fiz no Chile ha uns quatro anos. Nunca comia beterraba, pois achava méga sem graça. Mas me paixonei pela beterraba do Pancho! o chef de cozinha do curso.
Só que fazer a beterraba assada é sempre um parto, pois demora muito para cozinhar. Então adaptei e fiz ela em cubinhos.
  • beterraba orgânica
  • alecrim fresco
  • azeite de oliva
Em um bowl misture a beterraba, o alecrim e o azeite de oliva. Coloque num refratário e leve ao forno. Nada de sal! a graça é o docinho da beterraba. Eu gosto de deixá-las al dente. Tá pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário